Regresso às aulas, num ano especial

Por norma, o regresso às aulas é sempre uma altura de grande ansiedade para alunos, pais e professores. Este ano, com a problemática da Covid-19, é natural que tudo se torne ainda mais acentuado. Deixamos alguns conselhos para ajudar os pais neste período, de modo a que tudo decorra com tranquilidade e, sobretudo, muita felicidade por mais um ano letivo na vida dos vossos filhos.
 


 

1. Planear

 

Organize antecipadamente a sua agenda para os primeiros dias de trabalho e a incorporação de novas rotinas. Pense na forma como deve levar a cabo as diferentes tarefas. As listas ajudam: lista de compras, horários, lista de tarefas familiares, etc. Peça ajuda a toda a família, não só porque todos têm ideias e afazeres diferentes, mas também porque todos devem contribuir nas tarefas domésticas.
 


 

2. A escola

 

Verifique as indicações para o novo ano escolar e de que forma se está a reorganizar a escola dos seu filho. Todas as escolas sem exceção fizeram adaptações à pandemia, desde alteração dos horários de entrada e saída, às restrições de entrada de lanches ou do bebedouro. Caso este ano haja uma mudança de escola, é importante ter um primeiro contacto direto e pessoal antes do início das aulas. Em qualquer dos casos, seja a escola nova ou não, deve verificar as medidas adoptadas para este ano escolar. Consulte o site da DGS.
 


 

3. Soluções desinfetantes


As escolas terão soluções desinfetantes disponíveis para os alunos, mas estes devem ter a sua própria solução desinfetante individual caso seja necessário. É importante ensiná-las a utilizar estas soluções. Nas nossas farmácias encontra não só soluções de álcool-gel como soluções desinfetantes, comprovadas cientificamente como eficazes contra o coronavírus. Temos produtos indicados para mãos e também para superfícies, disponíveis em vários tamanhos.

 


 

4. As máscaras 

 

Não há volta a dar, todos os alunos a partir do 2º ciclo são obrigados a usar máscara, havendo até à data em que foi escrito este artigo a dúvida se serão ou não obrigatórias também para crianças a partir dos 6 anos (ou seja do 1º ciclo). Devem ter um stock considerável em casa (aconselhamos que este seja suficiente para 2 semanas), de modo a não serem apanhados desprevenidos. As máscaras devem ser adaptadas ao tamanho da criança e devem ser mudadas a cada 4 horas de uso contínuo.

 

Ensine os seus filhos a usarem a máscara através dos seus brinquedos. O ideal será as crianças utilizarem máscaras descartáveis, devidamente certificadas pelo INFARMED.
 

Caso optem por máscaras reutilizáveis, devem ter em atenção se estão certificadas pelo CITEVE. As máscaras devem ser lavadas com muita frequência. Devem ainda ter em atenção que o número de lavagens é limitado. No site do CITEVE tem toda a informação sobre os materiais e listas de máscaras aprovadas.

 

Algumas crianças poderão mostrar resistência ao uso de máscara. Não valorize a situação. Mantenha a calma e não tente forçar. Se a criança não quiser usar a máscara, mostre-lhe que também usa uma e leve-a a escolher uma que ela goste. Conte-lhe a história do vírus e como ele pode fazer mal à sua família e amigos e que estamos a ser uns autênticos heróis no seu combate. Se mesmo assim não tiver êxito, lembre-se que quando chegar à escola também as outras crianças estarão a usar máscara e os próprios educadores e professores podem dar uma ajuda.

Encontre nas nossas farmácias todo o tipo de máscaras adaptadas a cada idade, desde máscatas de tecido reutilizáveis a máscaras cirúrgicas.
 



5. Estimule hábitos de vida saudáveis

 

Durmam o suficiente e mantenha uma boa higiene do sono. Dormir bem é fundamental para crescer de forma saudável e ter um bom rendimento escolar.
 

  • Tenham um horário certo para ir para a cama. 
  • O quarto deve estar arrumado e devem deixar tudo pronto para o dia seguinte, de preferência com roupa escolhida para ser menos uma situação de stress de manhã.
  • Deixem uma hora pelo menos de intervalo entre o jantar e a hora de deitar.
  • Não estejam expostos a ecrãs após a hora do jantar. Está provado que a luz emitida pelos tablets, computadores e telemóveis prejudica o sono.
  • Estimule a leitura antes de ir para a cama. Leiam uma história juntos ou conte uma história aos seus filhos.
  • Acordem com tempo. Ponham o despertador 10 minutos mais cedo que a hora necessária. Imprevistos acontecem.
 

Mexam-se. Pratiquem actividades físicas. Não precisam de se tornarem atletas. Basta jogar às escondidas ou ao jogo do galo para já estarmos a praticar exercício físico.

 

Pratiquem uma alimentação variada e saudável. Escolha lanches saudáveis como pão, cenouras cruas descascadas, iogurtes não açucarados ou uma peça de fruta. Evite os alimentos processados como bolachas ou bolos. Estes devem ser uma excepção, não a regra.
 


 

6. Relembre as regras de prevenção para o coronavírus

 

Algumas não são fáceis, nós sabemos, como evitar dar abraços ou beijinhos. Todos temos saudades disso. 

 
  • Manter a distância de pelo menos 2 passos grandes das outras pessoas (distanciamento social).
  • Usar máscara em espaços fechados e quando não é possível manter o distanciamento de 2 metros das outras pessoas.
  • Lavar as mãos frequentemente e usar solução desinfetante apropriada. 
  • Usar medidas de etiqueta respiratória: tossir e espirrar para a dobra do braço.
  • Evitar mexer nos olhos, boca ou nariz com as mãos.
  • Não partilhar objetos como lápis, brinquedos ou comida.
 

Desejamos um óptimo ano escolar a todos os alunos, educadores e professores!

 

Pode contar com as equipas das nossas farmácias para ajudar a sua família nesta etapa.

Partilhe: