O Fim da Picada - Tudo Sobre Picadas de Insetos e Repelentes

Por esta altura do ano, as picadas de insetos são mais frequentes. Não só porque estamos mais tempo no exterior e com menos roupa, mas também porque é nesta altura que os insectos têm uma maior atividade.
 

A maioria das picadas são inofensivas, no entanto por vezes pode haver uma reação exacerbada, ou seja, uma reação alérgica grave – anafilaxia. As “mordidelas” mais frequentes são de mosquitos, melgas, moscardos, vespas, abelhas, carraças, pulgas, percevejos e aranhas. Por vezes as picadas de insetos podem provocar doenças graves, muitas mortais, como a Malária, Dengue, Zika ou Doença de Lyme. 

 

O que fazer após a picada:
 

  1. Verificar o tipo de inseto que picou e a reação. 
     

  2. Se for uma picada de abelha, retirar o ferrão.
     

  3. Caso apareça apenas vermelhidão, algum inchaço e comichão, deve lavar a região com água fria corrente e sabão, aplicar gelo indiretamente na pele e de seguida uma pomada anti-histamínica ou calmante.
     

  4. Reacções graves ou anafilaxia – caso o rosto ou a boca comecem a inchar, sinta dificuldades respiratórias ou em engolir, sensação de desmaio, tonturas, náuseas, febre, dor abdominal, vómitos ou diarreia, deverá recorrer à urgência hospitalar.
     

  5. Mordeduras de carraças – a carraça, muito frequente no campo, pode transmitir doenças graves como a Doença de Lyme. Se não for tratada pode provocar febres altas, inchaço das articulações, dores musculares ou mesmo alterações no funcionamento do sistema nervoso. As carraças são pequenas e escuras. Caso suspeite de mordedura de carraça deve consultar rapidamente um médico. 

 

Repele repele!
 

A melhor forma de evitar ser picado é a prevenção:
 

  1. Evite andar em zonas de charcos ou pântanos. Caso vá para o campo não deve ter as pernas e os braços expostos, especialmente ao nascer e ao pôr-do-sol, alturas do dia em que os insetos são mais ativos. Outro local preferido dos insectos são campos de flores, concentrações de lixo ou zonas com comida. Por isso, tenha especial atenção nestes locais.
     

  2. Ainda no campo, se for para o meio das ervas altas deve usar roupas claras de modo a distinguir as carraças e nunca ter as zonas nos pés e pernas a descoberto. No final deve verificar a sua roupa, cabeça e zonas das dobras da pele como sovacos (especialmente antes de entrar no carro de modo a não levar nenhuma consigo). Se tiver animais como cães analise o seu pêlo. 
     

  3. Nunca perturbe ninhos de insetos. Caso detecte um ninho de vespas asiáticas – uma vespa maior do que o normal, preta com as patas amarelas (e cuja picada pode ser potencialmente mortal), ligue para o SOS AMBIENTE (808 200 520).
     

  4. Em casa e no carro tenha as portas e janelas fechadas, ou coloque redes mosquiteiras.
     

  5. Os perfumes dos cosméticos como champôs ou cremes podem atrair os insectos.
     

  6. Aplique repelente nas zonas expostas. Caso tenha aplicado protector solar, deve aplicar o repelente no final.

 

Que factores ter em conta quando escolher um repelente?
 

Na escolha do repelente deverá ter em atenção alguns factores como:
 

- A idade: as crianças devem ter uma atenção especial devido à possível reação adversa de certos repelentes em pediatria.
 

- A condição física: outra população a ter em atenção são as grávidas devido ao risco de teratoxicidade, ou seja, porque podem prejudicar o desenvolvimento do feto
 

- Local da estadia e altura do ano

 
 

Conselhos para aplicar os repelentes de insetos:
 

- Nunca deverá colocar o repelente em zonas com lesões na pele, como queimaduras ou irritações, nem aplicar pregas profundas ou mucosas.
 

- Evite colocar repelente no rosto, especialmente por causa dos olhos e boca. Se utilizar um repelente em spray nunca deve pulverizar a cara.
 

- Só deve aplicar nas zonas a descoberto, não devendo aplicar na pele que fica coberta com o vestuário.
 

- Deve aplicar o repelente depois do protetor solar e não o inverso.
 

- Não deixar as crianças manusearem os repelentes.
 

- Lavar sempre as mãos após a aplicação do repelente para evitar possíveis exposições acidentais do produto com os olhos.
 

- Se a pele onde foi colocado o produto começar a ficar irritada, lavar de imediato com água corrente e sabão. Não colocar mais a formulação usada sem consultar um médico.

Partilhe: