Fazer 'Mezinhas' em Casa - Sim ou Não?


Os cosméticos e ‘remédios’ caseiros são seguros?
 

Já todos fizemos estas mezinhas caseiras. Desde o chá de cebola ao esfoliante com mel, há receitas para todos os gostos. Com a internet cheia de informação (muitas vezes com pouca credibilidade), a tentação de fazermos os nossos próprios cosméticos ou ‘remédios’ é grande. No entanto, há que estar ciente dos perigos que isso pode acarretar para a saúde.
 

Os produtos cosméticos industriais são desenvolvidos com base em estudos científicos e têm de obedecer a normas exigentes, nomeadamente aos regulamentos da União Europeia, onde são estabelecidos quais os ingredientes e as concentrações permitidas. Por outro lado, estes produtos são testados quanto à sua eficácia e tolerabilidade. Em Portugal, todos os cosméticos colocados à venda devem estar regulamentados pelo INFARMED, entidade reguladora.

 

Que riscos corremos ao fazer os produtos cosméticos em casa?
 

Um dos maiores problemas  são as reações alérgicas, irritações e risco de intoxicação. Este problema pode resultar de vários factores:
 

  • origem e natureza dos compostos utilizados;
  • concentrações das substâncias utilizadas mal calculadas ou erradas;
  • utilização de substâncias tóxicas, como cola de papel (para efeitos de peel off)
 

Outro risco está relacionado com a contaminação bacteriana dos produtos, e não só.
 

Em nossa casa, por muito boas condições de higiene que tenhamos, não conseguimos garantir a não contaminação dos produtos. Isto pode levar ao desenvolvimento de bactérias e fungos, podendo por exemplo desencadear infeções na pele. Por outro lado, os produtos cosméticos que compramos têm conservantes e antioxidantes que ajudam a preservar os produtos, mesmo depois de abertos.
 

Existem muitas soluções naturais para uma panóplia muito grande de problemas, que podem ser preparadas de forma segura em casa. Mas a sua preparação deve sempre partir de um aconselhamento especializado. Estas opções devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, funcionando como complementos para problemas mais específicos. Podem também ser um bom complemento à medicação convencional. Não confie em toda a informação que encontra online, opte por fontes seguras. Consulte sempre o seu médico, nutricionista ou farmacêutico.

Partilhe: